Como evitar a dor nas costas no trabalho

homem empresário com dor nas costas

Depois de um longo dia de trabalho você chega em casa e sente aquela sensação de peso nos ombros, dores nas costas e na lombar?

Então pega esses 3 passos simples que vão te ajudar a aliviar e evitar esses incômodos!

1º Passo: Verifique sua cadeira

Esse é um item de extrema importância, a cadeira do seu trabalho precisa ser ergonômica, com ajuste de altura para que seus pés fiquem totalmente apoiados ao chão, se isso não for possível faz-se necessário o uso de apoio para os pés, seus joelhos devem formar um ângulo de 90º em relação ao quadril, a cadeira deve ter apoio de braço com regulagem, afim de aliviar a tensão dos ombros e coluna, a borda frontal da cadeira deve ser arredondada e o encosto deve ter a forma adaptada ao corpo, para a proteção da região lombar.

2º Passo: Alongamento

Faça alongamento das pernas, braços, costas e pescoço antes de iniciar o trabalho ou no intervalo para aliviar a tensão!

Pernas: Fique em pé com as pernas juntas, nas pontas dos dedos, alongando a panturrilha, depois puxe seu tornozelo para trás até o calcanhar encostar nos glúteos, segure por 30 segundos cada lado.

Braços: Estique um braço para frente com a palma da mão levantada para cima, e com a outra mão puxe seus dedos para trás, repita o mesmo movimento com o outro braço e com a palma da mão para baixo também.

Costas: Levante os dois braços para cima mantendo o corpo ereto, inspire e quando soltar o ar leve suas mãos até as pontas dos pés (ou até onde alcançar) lentamente sem dobrar os joelhos.

Pescoço: Com sua mão puxe o pescoço para o lado, mantendo o braço oposto esticado, repita o movimento para o outro lado e para frente.

3 – Levante com frequência

Levante a cada 1 hora no mínimo, estique o corpo, caminhe e se movimente.
Também é importante fazer exercícios regularmente para manter o tônus corporal.

Se sua cadeira não está de acordo é importante fazer a troca imediata, pois a má postura pode ocasionar os DORTS – Distúrbios Oesteomusculares Relacionados ao Trabalho que são caracterizados pela contínua postura inadequada, que causa dor crônica e se não tratada, pode se agravar causando o afastamento ou invalidez do trabalhador. Segundo pesquisas o afastamento de um funcionário, integral ou parcial, custa em média três vezes mais que um trabalho de prevenção!

Fique em conformidade com as normas de segurança no trabalho, conheça nossas opções em cadeiras ergonômicas com a certificação da norma de segurança NR17.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *